Melhore seu Tempo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Melhore seu Tempo

Mensagem  Robinho em Ter Jan 29, 2008 4:19 pm

Melhorar o tempo é questão de treino e determinção Por Juliana Saporito

Todo treino tem um objetivo particular e passa por uma evolução. Você pode começar a pedalar para ganhar condicionamento, para emagrecer, porque se apaixonou pela atividade ou até porque pretende levar o esporte a sério, participar de competições e se profissionalizar. O fator que joga a favor do progresso do atleta é o tipo de treino a fazer e qual objetivo seguir. A partir daí, é preciso ter determinação e treinar duro.

”Os ciclistas podem realizar treinos que visem a melhora do desempenho e da velocidade, em qualquer nível”, disse Sergio Henrique Bunioto, sócio da consultoria especializada em ciclismo Bksports. E ele explicou: “A diferença é que, para os iniciantes, o treinamento deve priorizar o volume, que contribuirá para a melhora da capacidade oxidativa e possibilitará o aumento da velocidade nos treinos”.

No caso dos mais experientes, Sergio contou que funciona diferente. “Por possuírem uma capacidade oxidativa mais bem desenvolvida, os ciclistas experientes necessitam de treinos mais intensos, que mantenham a velocidade cada vez mais alta e por mais tempo. Isso vai ajudar na melhora constante da performance”, comentou.

Carlos Eduardo Lima, diretor do Nucleorespire e personal trainer da Fórmula Academia concorda que todos podem investir em ganho de velocidade, mas lembra da necessidade de se contar com orientação profissional. “Tanto o atleta de fim de semana quanto o de alto rendimento podem obter melhora no condicionamento e na velocidade ao longo dos treinamentos. Mas sempre sob orientação”, disse.

A orientação é primordial, pois melhorar o tempo, antes de tudo, depende de um planejamento elaborado, que vai também levar em conta as características individuais e ambientais. Fatores como temperatura, hidratação, alimentação e os objetivos definidos quando se vai para uma competição devem ser considerados no estudo da ampliação dos treinamentos, já que são determinantes na performance do ciclista. Partindo deste ponto, o próximo passo é estabelecer uma rotina de treinos de sucesso e pegar firme: tudo para ganhar qualidade sem comprometer a saúde do atleta.

E a figura de um orientador é importante até mesmo para evitar lesões. “Um bom treinador será capaz de diagnosticar o nível de condicionamento e elaborar uma programação individualizada”, afirmou Sergio Bunioto. Esse acompanhamento, segundo ele, será capaz de promover a evolução de performance sem comprometer o conforto e o prazer em pedalar.

No que se refere aos cuidados com a saúde, Carlos Eduardo Lima também dá suas dicas. “Manter-se concentrado e calmo é muito importante para evitar quedas e incidentes que provoquem lesões”, disse. E a mesma calma será uma importante aliada se estes incidentes não puderem ser evitados e fatalmente acontecerem.

Com cautela e determinação, os resultados aparecem. “Resultados expressivos, melhora de tempo ou quebra de recordes, raramente ou nunca acontecem por acaso. Eles, normalmente, coincidem com o período de competições e são reflexo da preparação que foi feita durante os treinamentos”, finaliza Carlos Eduardo.

Prepare-se para voar
Para melhorar seu treino passo-a-passo e trabalhar com confiança e certeza na evolução, siga mais estas orientações de Sergio Henrique e Carlos Eduardo.

- Realize séries curtas, com intervalos extensos e volume de treino reduzido. O acúmulo de ácido lático nos treinos longos reduz o rendimento do atleta e atrapalha sua evolução;

- Para melhorar a tolerância do ciclista a velocidades maiores, é preciso realizar treinos em média distância, com intervalos reduzidos ou às vezes até sem intervalo. Como são treinos desgastantes, necessitam de recuperação prolongada e não devem ser freqüentes;

- Preocupe-se com o posicionamento na bicicleta, conforto e economia de energia. Este cuidado evita movimentos desnecessários que podem comprometer a musculatura. Se o recrutamento muscular for reduzido e o esforço relativo do ciclista diminuir, será possível desenvolver velocidades mais elevadas;

- Respeite o organismo. O treinamento físico pode ser entendido como uma "agressão controlada", que irá promover o restabelecimento das funções orgânicas do organismo e também promoverá a supercompensação, que nada mais é do que a evolução do condicionamento físico;

- Alimente-se e hidrate-se bem nos dias que antecedem a competição e também durante a prova. Isso evitará desgaste desnecessário e ajudará na performance;

- Pense estrategicamente nos treinos e nas provas. Dose a energia nos pontos mais difíceis, mantenha-se estável no início para aumentar o ritmo sempre no final;

- No treino de subida - especialmente nas mais longas - mantenha um ritmo constante;

- Respirar corretamente, cadenciando o ritmo respiratório com o esforço da atividade, é importante para evitar o aumento excessivo da freqüência cardíaca.

afro

Robinho
FINDER FORUM

Mensagens : 89
Data de inscrição : 24/11/2007
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum