CURIOSIDADE SOBRE CORRIDA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CURIOSIDADE SOBRE CORRIDA

Mensagem  joelma em Qua Fev 06, 2008 11:42 am

Alongamento antes da corrida. Afinal, alongar ou não alongar? Aquecer ou não aquecer?
Realmente, nos exercícios de corrida, os alongamentos contribuem pouco na prevenção de lesões. Mas, culturalmente, eles estão incorporados na preparação do atleta para uma corrida ou treino. Psicologicamente, muitos atletas preocupam-se em sofrer lesões musculares se não fizerem os alongamentos dos membros inferiores, principalmente panturrilhas, extensores e flexores dos joelhos.
Os alongamentos são importantes para aprimorar a flexibilidade desses músculos, embora a flexibilidade tenha um grande componente genético. Além disso, sessões freqüentes de alongamentos mesmo que fora dos treinos, também contribuem com a aquisição de força muscular. Só existe músculo forte quando ele é bem flexível e a recíproca também é verdadeira. Já o aquecimento é obrigatório. Além dos músculos, ele prepara todo o sistema cardiovascular para os esforços durante a corrida. Os treinamentos de força muscular ajudam muito na prevenção de lesões musculares. alien alien alien alien
Por David Homsi

joelma
FINDER FORUM

Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CURIOSIDADE SOBRE CORRIDA

Mensagem  Técnico Bruno em Qui Fev 07, 2008 8:58 am

Aproveitando o assunto...

é importante os alunos realizarem um aquecimento prévio antes dos alongamentos - pois muitas vezes, principalmente aos sábados, os alunos estão com a musculatura não aquecida, e o alongamento por estressar a musculatura pode causar uma lesão.

abraços
cheers

Técnico Bruno
FINDER FORUM

Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/11/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alongamento

Mensagem  Mayara em Qui Fev 07, 2008 10:27 am

Bem legal o texto Joelma....

Muitos estudos mostram que não há relação entre alongamento e lesão (no caso prevenção). Mas também muitos estudos comprovam que há uma forte relação entre flexibilidade e lesão. Quanto maior a flexibilidade das articulações, menor chances de se lesionar! Logo, qual a única maneira de aumentarmos a flexibilidade? ALONGANDO! Por tanto o alongamento deve sim ser um hábito diário!

Bjosss

Professora Mayara

Mayara
FINDER FORUM

Mensagens : 63
Data de inscrição : 24/11/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CURIOSIDADE SOBRE CORRIDA

Mensagem  PROFESSORA MARCIA em Sex Fev 15, 2008 10:59 am

Corrida - estratégias para você não se machucar
por Mariliz Pereira Jorge

Aposte nos pesinhos
Não esqueça que a corrida é um esforço repetitivo de impacto, por isso, a musculatura precisa estar prevenida para agüentar a sobrecarga. Correr até ajuda a firmar os membros inferiores, mas esse efeito nos músculos não é suficiente. Você pode não gostar, mais é imprescindível encarar os exercícios de força pelo menos duas vezes por semana para melhorar a resistência muscular. Isso significa que você terá um melhor aproveitamento e rendimento, e os riscos de sofrer lesões serão menores.

Complemente com ioga
Além dos exercícios com peso, escolha atividades que não usem a mesma musculatura que a corrida e que não tenham o mesmo tipo de impacto. Essa variação vai trabalhar outros grupos musculares e deixar o corpo melhor preparado e condicionado. A ioga é uma ótima opção: ajuda na recuperação do treino de corrida, melhora a percepção corporal, a postura, a flexibilidade, a concentração e acalma a mente. A natação também é uma boa escolha. Não produz impacto e relaxa a musculatura, entre outros benefícios.

Alongue
O conselho é antigo, mas importante. Alongar prepara o corpo para a atividade pois aumenta o suprimento sanguíneo nas articulações e nos músculos. Na corrida, isso significa que o movimento terá maior amplitude e que a passada será feita de forma mais eficiente, evitando lesões. Além disso, melhora a consciência corporal. Mas é bom dar uma aquecida no corpo antes – dando saltitos e girando os braços, por exemplo – para soltar os músculos. Se eles estiverem tensos, você pode acabar se machucando no alongamento.

Descanse
Não importa o quanto saudável e em forma você esteja. Se abusar da quantidade de atividade física seu corpo vai reclamar e isso, quase sempre, vem em forma de lesão. Então, programe-se para ter ao menos um dia para não fazer nada. Além de se recuperar, durante o descanso o organismo faz uma adaptação ao estímulo recebido e com isso melhora o rendimento no próximo treino.

PROFESSORA MARCIA
FINDER FORUM

Mensagens : 163
Data de inscrição : 23/11/2007
Idade : 41

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CURIOSIDADE SOBRE CORRIDA

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:00 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum