Cãibra: o mito da banana

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Cãibra: o mito da banana

Mensagem  Mayara em Ter Fev 26, 2008 8:49 am

Cãibra: o mito da banana

A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos normalmente é recomendada pelos especialistas. Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. E por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas por bananas para combater as cãibras, dolorosas contrações involuntárias dos músculos, não é verdadeira. A banana por ter grande quantidade de potássio não alivia as cãibras, na verdade o sódio é responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as famosas cãibras.

Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.

Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Gatorade contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido.

Previna as cãibras antes que elas comecem, segue abaixo algumas recomendações:

1. Beba líquidos antes, durante e depois da sua sessão de exercícios;
2. Tente repor os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados ou transpiração abundante com uma bebida isotônica;
3. Realize uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.

Quando as cãibras aparecerem você pode tomar algumas medidas como:

1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

Como vemos você pode continuar comendo bananas, principalmente para repor os carboidratos e eletrólitos perdidos, mas exagerar na ingestão para solucionar problemas com cãibras na verdade pode provocar um desconforto estomacal.


(por Aulus Sellmer)
Fonte: www.webrun.com.br


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Cãibra: assunto controverso

Mensagem  Mayara em Ter Fev 26, 2008 9:03 am

Pessoal, coloquei este texto acima porque "Cãibra" sempre foi um tema muito controverso.... e a questão do efeito da banana sobre isto então, nem se fala.
E por isto, este assunto me intriga muito!
Se perguntarmos aos entendidos, veremos claramente que existem respostas para todos os gostos. Alguns relacionam com a falta de potássio (e dái a eficiência da banana para prevenir), outros relacionam a falta de sódio (como no texto acima).

Então, gostaria de fazer uma pergunta aos alunos:
No dia-a-dia, vocês acham que a banana tem ajudado a previnir suas cãibras?


E quem tiver mais algum texto que possa contribuir com com o assunto, ou até "botar lenha na fogueira" vindo com mais alguma teoria da cãibra, rs Por favor coloque aqui!

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MITO SOBRE AS BANANAS

Mensagem  TÉCNICO FERNANDO em Ter Fev 26, 2008 10:08 am

" COMENDO BANANAS NÃO TEREI MAIS CÃIMBRAS "

MITO – Normalmente as pessoas associam as cãimbras à falta de potássio, e como a banana é uma fruta rica em potássio, acreditam que o consumo da mesma inibe o aparecimento da cãimbras. Isto realmente acontece mas não é esta a causa principal. Cãimbras normalmente aparecem com esforço muscular e aumento de ácido láctico (derivado do glicogênio) nos mesmos, pela incapacidade do organismo remover este “lixinho” dos carboidratos utilizados nos músculos. As outras prováveis causas são deficiência de cálcio, comum em gravidez por exemplo, e com isto uma alteração na contração muscular, com cãimbras, e ainda a desidratação que leva a perdas importantes de sódio e potássio (comum com uso de diuréticos e grandes perdas de suor no exercício) e isto também altera a capacidade de contração e descontração muscular, levando também a cãimbras. Assim, a falta de potássio não é a primeira causa de cãimbras, mas a banana colabora com uma quantidade de carboidrato (uma banana média tem mais de 20 gramas de carboidrato), e se for bem digerida (já que o tempo de digestão é variável e individual) pode colaborar como fonte de energia. Sem dúvida a banana pode ajudar, mas como a falta de nutrientes não é a única causa para o aparecimento das cãimbras, não se pode dizer que apenas o consumo de alimentos ricos em potássio e cálcio seja a solução. Além disso, ainda não se sabe muito bem o mecanismo de origem das câimbras, portanto, é melhor procurar um especialista da área no caso de repetições freqüentes.

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Re: cãimbras

Mensagem  Mayara em Qua Fev 27, 2008 9:17 am

Muito obrigada pelos esclarecimentos Fernando!

Mas ainda assim me resta uma dúvida. Considerando um possível causador da cãimbra, o acúmulo de ácido lático proveniente da utilização de carboidratos durante o esforço muscular, pode-se dizer que isto explica as cãimbras durante os treinos ou até pós-treino, mas ainda assim não explica as cãimbras que acontecem durante o sono, que são tão comuns quanto as anteriores.

Com relação ao efeito da banana, concordo perfeitamente com o que colocou, realmente não podemos classificá-la como "anti-cãimbras" (isso seria uma visão simplista), apesar dos seus efeitos benéficos.


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RE:

Mensagem  Técnico Bruno em Dom Mar 02, 2008 4:21 pm

as caimbras noturnas não estariam relacionadas ao fato de a musculatura estar relaxada recebendo uma quantidade mínima de substratratos, e que durante o sono podemos realizar movimentos bruscos que exijam uma demanda maior de substratratos(potássio, sódio....) do que o disponível, causando um impedimento momentaneo do relaxamento da musculatura envolvida.

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Re: Cãibra: o mito da banana

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