Aprenda a utilizar as relações corretas!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aprenda a utilizar as relações corretas!!!

Mensagem  Tecnico Fabinho em Ter Jun 10, 2008 12:31 pm

Utilize as relações de marcha corretamente, sem danificar a sua corrente ou o seu câmbio.

CÂMBIO CRUZADO

Saiba quais são as combinações de marcha proibidas
Texto e fotos: Marcos Adami

A expressão não é estranha para muitos nós ciclistas, mas afinal o que é câmbio cruzado? Algum tipo novo de câmbio em formato de cruz? Nada disso! Câmbio cruzado é o nome que se dá quando relações de marchas "proibidas" são usadas na bike. Proibidas? Como assim?

Existem certas relações de marchas (combinações de coroa dianteira + catraca traseira) que não devem ser usadas, se você quer que seu câmbio e demais componentes da transmissão durem mais.

A corrente não deve trabalhar muito torcida - ou desalinhada - em relação ao quadro.

Se você tem uma mountain bike, já notou que ela tem três coroas na frente e várias marchas atrás (6, 7, 8, 9 ou 10).

A coroa do meio, pode ser usada com qualquer combinação de catraca atrás, porém a coroa menor - também chamada de coroinha - deve ser usada apenas com as maiores catracas atrás.

A coroa maior deve ser usada somente com as catracas menores de sua bike.

Quando estiver usando a coroinha, não use as 2 catracas menores (ou até mesmo as 3 catracas menores, no caso de câmbio de 9 marchas atrás).

Quando estiver usando a coroa grande (o coroão), não use as 2 catracas maiores (ou as 3 maiores, no caso do câmbio de 9 marchas). Essa é a pior combinação para a relação, pois uma maior força é transmitida nessa combinação de marcha. Evite isso.

Confuso? Decore então esta regra: É proibido usar grande com grande e pequeno com pequeno. Pronto!

A pior relação possível: coroão/catracão

E as bikes de ciclismo que só tem duas coroas? A história é a mesma. A coroa maior deve ser usada com as catracas menores de sua bike.

Assim, ao iniciar uma subida com a coroa grande, vá subindo marchas até faltarem duas (ou três no caso das bikes com 9 e 10 marchas atrás) catracas para chegar até última catraca grande, então não hesite em mudar para a coroa menor e continuar subindo. Procedendo assim você estará poupando seu câmbio. Marchas (e coroas!) existem para serem mudadas quando necessário.

Da mesma forma, assim que vencer a subida e começar a descer as marchas novamente para ganhar velocidade, troque para a coroa maior assim que faltarem 2 (ou 3, no caso de bikes de 9 e 10 marchas) marchas para chegar na catraca menor.

E porque a proibição? Não se trata de discriminação catracal (sic) e sim de uma forma de poupar os componentes do câmbio de sua bike.

Quando o câmbio funciona de forma cruzada, a corrente, a coroa, o cassete (as engrenagens de trás), as roldanas do câmbio traseiros (aquelas duas rodinhas por onde passa a corrente) são submetidos a grandes esforços e se desgastam precocemente.

Então significa que uma bike com 27 marchas, não tem as 27 marchas? Sim! Ela têm 21 marchas úteis. As bikes de ciclismo equipadas com câmbios Campagnolo ou Shimano de 20 marchas têm 14 marchas pedaláveis.

Os profissionais, no entanto, durante as provas utilizam o câmbio cruzado para ganhar tempo, afinal os patrocinadores arcam com os custos de manutenção.

Coroa - Engrenagem da frente, que fica junto ao pedivela
Catraca - engrenagem de trás, junto à roda traseira
Cassete - o conjunto das catracas

Tecnico Fabinho
FINDER FORUM

Mensagens : 127
Data de inscrição : 27/11/2007
Idade : 35

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum