FORUM FIND YOURSELF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POR QUE AS MULHERES PRECISAM TREINAR COM PESO?

2 participantes

Ir para baixo

POR QUE AS MULHERES PRECISAM TREINAR COM PESO? Empty POR QUE AS MULHERES PRECISAM TREINAR COM PESO?

Mensagem  PROFESSORA MARCIA Ter Jul 22, 2008 1:07 pm

Porque esse tipo de treino pode trazer muitos benefícios à saúde!

Cada vez mais pesquisas comprovam que se as mulheres seguirem um programa regular e moderado de treinamento de força, elas vão ter muitas vantagens para o bem-estar e saúde. Algumas ainda têm um pouco de receio, pois pensam que ao levantar pesos, o corpo pode ficar masculinizado. Apesar disso, muitas mulheres, de todas as idades, estão deixando o preconceito de lado e freqüentando mais a sala de musculação. Quem garante é o pesquisador Willian Kraemer, PhD da Ball State University, em Indiana, Estados Unidos. Wayne Westcott, especialista em treinamento com pesos e pesquisador de uma unidade da ACM em Massachusetts, indica 10 motivos pelos quais as mulheres precisam fazer exercícios com pesos.

1 - É possível perder mais gordura ao invés de ganhar músculos: Westcott e sua equipe realizaram estudos com milhares de mulheres e nenhuma nunca reclamou que estava ficando forte demais. Westcott concluiu que a média das mulheres que fizeram um treinamento de força de duas a três vezes por semana, durante dois meses, ganharam 800 gramas de massa muscular e perderam 1,6 quilo de gordura. Ao contrário dos homens, os músculos das mulheres se comportam de outra maneira por questões hormonais. ?Elas têm de 10 a 30 vezes menos hormônios responsáveis pelo aumento do tamanho dos músculos?, explica Kraemer.



2 - Novos músculos ajudam a combater a obesidade: Westcott conta que ao ganhar mais massa muscular, o metabolismo de repouso aumenta. Então é possível perder mais calorias durante o dia. Para cada quilo de músculo ganho, pode-se queimar de 16 a 23 calorias a mais diariamente. Por exemplo, ao ganhar 1,3 quilo de músculo e queimar 40 calorias, serão queimadas 120 calorias por dia, ou aproximadamente 3.600 calorias por mês. Isso equivale a uma perda de 4,5 a 5,4 quilos por ano.

3 - Nascerá uma mulher mais forte: As pesquisas de Westcott indicam que um treino com pesos moderado aumenta a força em até 50%. Isso deixa algumas atividades diárias mais fáceis, como carregar as compras e até os filhos.

4 - Ossos mais fortes: Conforme a mulher vai envelhecendo, ela vai perdendo densidade mineral óssea. ?Isso pode ser revertido com exercícios com pesos?, afirma Westcott. O pesquisador descobriu que a densidade óssea pode ser aumentada em 13% em seis meses. É mais uma arma poderosa contra a osteoporose.

5 - O risco de se desenvolver diabetes cai: O treino com pesos aumenta a taxa de utilização de glicose pelo corpo em 23% depois de quatro meses.


6 - As chances das doenças do coração aparecerem ficam reduzidas: O treino com pesos melhora os níveis de colesterol e a pressão sangüínea. Porém, deve se incluir exercícios cardiovasculares e alongamento no treinamento.

7 - As dores nas costas e artrite são aniquiladas: Uma pesquisa publicada recentemente que levou 12 anos para ficar pronta, constatou que ao fazer exercícios que agem nos músculos inferiores das costas, pode se eliminar ou aliviar as dores nessa região. Outros estudos indicam que o treino com pesos pode acabar com as dores causadas pela artrite.

8 - Melhor performance atlética: Westcott descobriu que o treino de força aumenta as habilidades esportivas. Os exercícios com pesos também diminuem os riscos de lesões.

9 - Um exercício para todas as idades: Westcott treinou com sucesso mulheres de 70 a 80 anos. O pesquisador concluiu que os benefícios do treinamento de força são possíveis para idosos, adultos e jovens. Vale lembrar que um profissional capacitado tem sempre que supervisionar quem já tem mais idade.

10 - Saúde mental mais forte: Um estudo realizado por pesquisadores em Harvard descobriu que 10 semanas de treinamento com pesos reduz os sintomas de depressão. As participantes relataram que se sentiam mais confiantes ao final da pesquisa. flower
PROFESSORA MARCIA
PROFESSORA MARCIA
FINDER FORUM

Mensagens : 163
Data de inscrição : 23/11/2007
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

POR QUE AS MULHERES PRECISAM TREINAR COM PESO? Empty Re: POR QUE AS MULHERES PRECISAM TREINAR COM PESO?

Mensagem  Professora Eluan Ter Jul 22, 2008 6:13 pm

Nossa muito legal o que vc postou Márcia!
Achei bem interessante o fato de risco de diabetes diminuir com o treinamento...


Sei que quanto maior a dedicação melhores serão os benefícios...
Vc acha que realizar o treino de força 2 vezes por semana são suficientes?


Bjus
Eluan
Professora Eluan
Professora Eluan
FINDER FORUM

Mensagens : 80
Data de inscrição : 29/11/2007
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos