SUPLEMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS PARA TRIATLETAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SUPLEMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS PARA TRIATLETAS

Mensagem  Robinho em Ter Set 02, 2008 2:45 pm

O triatlo é a junção de 3 modalidades que quando praticadas individualmente exigem bastante esforço. Quando praticadas uma na seqüência da outra exige ainda mais do corpo do atleta. O triatlo é uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem. É um esporte que exige uma imensa dedicação de treinos, assim como uma boa alimentação.

É essencial que todas as necessidades de nutrientes do corpo do atleta sejam preenchidas antes do treino ou da competição, pois a demanda de energia do esporte é muito grande. Nem sempre todas as necessidades de nutrientes são adquiridas dos alimentos ou não estão presentes em abundância no nosso corpo. Por isso os suplementos são tão importantes para os praticantes e atletas de triathlon.

A lista de suplementos, a seguir, ajuda os atletas de triathlona suprir suas necessidades por nutrientes e consequentemente melhorar o desempenho durante os treinamentos e competições:

- Suplementação Para Auxiliar no Triathlon:

Glutamina: Os praticantes e atletas de triathlonnecessitam de muita resistência, por isso é importante a suplementação com Glutamina pelo seu potencial de ajudar a reduzir a quebra do tecido muscular e ajudar o sistema imunológico durante períodos de traumas físicos ou estresse. A Glutamina é muito benéfica em qualquer momento que o corpo é obrigado a lidar com aumento de estresse. Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado dos músculos durante períodos de estresse em esportes que exigem muito do corpo como triathlon. Esportes como natação, ciclismo e corrida desgastam bastante quando praticados individualmente, quando junta os 3 esportes em uma só modalidade é um desgaste ainda maior. Pelo fato deste esgotamento poder causar perda muscular e uma baixa na função imunológica, Glutamina é considerada “condicionalmente essencial”.

Whey Protein Isolado: O desgaste muscular durante o triathlon é muito grande. Suplementos para recuperação muscular destinam-se a ajudar seus músculos a se recuperarem e crescerem durante o período em que você não está se exercitando - a fase de recuperação. O Whey Protein Isolado (proteínas do soro do leite isoladas) tem uma maior concentração e valor biológico do que todas e por isso considerado o que há de mais nobre em proteínas. Suas cadeias curtas e peptídeos fazem com que ela fique disponível para absorção quase que imediatamente - cerca de apenas 10 minutos após sua ingestão. Whey Protein Isolado tem a característica de ser um suplemento de recuperação pós-exercícios. Depois de esportes como triathlon, depois de um estresse físico intenso, as células estão como esponjas para absorver os nutrientes. O apetite das células nesse momento e as propriedades da rápida bio-disponibilidade da Whey Protein Isolado (WPI) fazem com que a recuperação e os ganhos musculares sejam completos.

Sports Drinks: Têm a função de maximizar a absorção de fluídos e aumentar a performance através do fornecimento de carboidratos e eletrólitos ao organismo. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Nas 3 modalidades do triathlon(corrida, natação e ciclismo) a transpiração é intensa e junto com o suor o corpo perde uma grande quantidade de eletrólitos, que têm em sua composição alguns componentes como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os Sports Drinks são muito práticos e contém eletrólitos, especialmente sódio e potássio, que são essenciais com relação a reidratação. Além de serem importantes em relação à reidratação são importantes, também, por serem ricos em carboidratos, que é a fonte de energia mais eficiente para o corpo. O objetivo típico dos Sports Drinks é fornecer ao corpo o combustível necessário para atividades físicas intensas e prolongadas como triathlon.

Multivitamínicos: O corpo de um atleta necessita de uma quantidade maior de vitaminas e minerais do que o corpo de uma pessoa que não pratica esportes. O praticante ou atleta de triatlo precisa dar o máximo de si para encarar todas as dificuldades das 3 modalidades de esporte que pratica: natação, ciclismo e corrida. Isso implica estar em grande forma física. Chegar ao ápice de sua forma significa suprir todas as necessidades nutricionais básicas do seu organismo. A melhor forma de fazer isso é usar um complexo vitamínico-mineral. Porém para suprir melhor as suas necessidades como atleta de triathlon, dê prioridade aos multivitamínicos que contém quantidade generosa de vitaminas solúveis em água como as Vitaminas C e as Vitaminas do Complexo B. É importante conter, também, grande quantidade de Vitamina A, Betacaroteno e Zinco. Essas vitaminas ajudarão a mantê-lo forte e saudável.

Packs: São ricos em nutrientes que complementam a dieta e aumentam o ganho de massa muscular, energia, força e performance. Estes Packs contém combinações específicas de macro e micronutrientes. Além de fornecer importantes vitaminas e minerais difíceis de se obter apenas através da dieta, fornecem também aminoácidos essenciais, carboidratos e alguns deles até ácidos graxos essenciais e energizantes. É importante para os atletas de triathlon, pois estes têm necessidades extras que geralmente não são supridas pela ingestão diária normal de nutrientes. Os Packs fornecem nutrientes para os tecidos musculares, melhoram a resistência e ajudam na recuperação pós-treino e pós-competição.

Barras Protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas durante a competição, preferencialmente entre a troca de modalidades, ou antes da competição. Elas não pesam no estômago, não atrapalhando a sua performance. As barras de proteínas são saborosas e são uma excelente fonte de proteína, que são essenciais para o crescimento e recuperação muscular.

- Benefícios do Triathlon:
Mescla 3 modalidades (corrida, natação e ciclismo). Portanto trabalha todos os benefícios desses 3 esportes.
Todos os músculos são trabalhados no triathlon.
- Riscos/Cuidados do Triathlon:

Por se tratar de estar praticando 3 modalidades esportivas que mexem bastante com todos os músculos, alongamento é essencial.

- Dicas Para um Melhor Rendimento Físico no Triathlon:

Se for participar de uma competição de triathlon é importante ter um repouso suficiente para se recuperar do treinamento. Durante a recuperação, o corpo corrige os danos do treinamento e se revitaliza para a competição. Durante o sono, é liberado o hormônio do crescimento, que é necessário para a regeneração do corpo. As células danificadas levam mais tempo para se curar, aumentando o risco de contusões e doenças. O período de repouso é também quando os depósitos de glicogênio são reabastecidos entre os exercícios; um período inadequado de repouso leva a um decréscimo de rendimento.
Repouse de forma adequada e tente facilitar os dias em que você não esteja encontrando dificuldades no treinamento e endureça os dias que você encontrar mais dificuldades para treinar. Fazendo isso, o seu desempenho irá melhorar bastante durante uma competição.
Aumente o ritmo, quando sentir que a corrida de determinado treinamento for de rápida recuperação. Certifique-se de que é uma corrida fácil e quando for hora de repousar, dê um tempo para que seu corpo se recupere. Assim você não se cansa para a sessão seguinte do treinamento.
- Materiais/Vestimenta/Equipamentos para o Triathlon:

Óculos de Natação: é fundamental proteger os olhos do cloro ou sal quando for nadar.
Sunga ou maiô: para utilizar na modalidade natação.
Tênis: é essencial usar um tênis apropriado para correr. É importante que seja leve, mas ao mesmo tempo amorteça bem o impacto da corrida. Isso irá proteger as articulações dos joelhos e evitar lesões.
Roupas: procure usar roupas leves. É recomendado que mulheres corram de top e homens de camiseta regata. Procure roupas com material de boa absorção de suor, como as de material dry-fit.
Bicicleta: escolha a que melhor adaptar a seu peso e altura. Dê preferência a que for mais confortável e ao mesmo tempo tenha um bom desempenho. Lembre-se que o ciclismo é a modalidade de maior distância no triathlon.
Capacete: para usar na modalidade ciclismo, pois protege sua cabeça em uma eventual queda.
Joelheiras: escolha uma bem flexível para não atrapalhar na movimentação das pernas na hora do ciclismo. Protege os joelhos em uma eventual queda.
Cotoveleira: protege os cotovelos, que ficam bastante expostos, numa eventual queda da bicicleta.

PS: Visitem o link http://www.corpoperfeito.com.br/ce/?triathlon, lá vocês encontrarão um vídeo interessantissímo sobre o Iron Man de Floripa 2008

Abraços,

Robinho
FINDER FORUM

Mensagens : 89
Data de inscrição : 24/11/2007
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SUPLEMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS PARA TRIATLETAS

Mensagem  Tecnico Fabinho em Qui Set 04, 2008 12:37 pm

Fala Robson,

Agente poderia colocar aqui aquela discussão sobre os suplementos alimentares que estavamos tendo por e-mail... Estou copiando e colando algumas coisas, ok?! É sempre bom agente trocar informações com os outros...

Abaixo segue o seu primeiro e-mail entre aspas...

"Boa tarde Pessoal,

Estava dando uma analisada nos suplementos Maltodextrina, Endurox R4 e BCAA e cheguei às seguintes conclusões :

Malto --> Provedor de Energia para Treinos, com absorção rápida;
Endurox R4 --> Repositor Eletrolítico que ajuda na construção e recuperação muscular .
BCAA --> Otimizador Metabólico, que ajuda na recuperação muscular..

Hoje faço a minha suplementação da seguinte forma :

BCAA Antes do treino (2 cápsulas) + Malto antes e durante os treinos mais intensos + BCAA pós treino (2 cápsulas)...

Neste mesmo contexto poderíamos pensar em :

Endurox R4 + Malto durante + Endurox R4 (Substituindo o BCAA)

ou

Endurox R4 e BCAA + Malto durante + Endurox R4 e BCAA (Complementando o BCAA)

Será que nessa última hipótese, eu não estaria sobrecarregando o organismo utilizando (Endurox R4 + BCAA) ?

Seria o caso de usar ou um ou o outro ?

Abraços,

Robson"

Abçs.


Última edição por Tecnico Fabinho em Qui Set 04, 2008 12:38 pm, editado 1 vez(es)

Tecnico Fabinho
FINDER FORUM

Mensagens : 127
Data de inscrição : 27/11/2007
Idade : 35

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SUPLEMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS PARA TRIATLETAS

Mensagem  Tecnico Fabinho em Qui Set 04, 2008 12:38 pm

Minha resposta:

Robson,

Tomar BCAA antes não tem muita necessidade tendo em vista que o mesmo é composto apenas por aminoácidos (proteinas)... E o objetivo é recuperação muscular, caso vc tome o carbo antes (malto) e / ou o endurox (carbo + proteinas) você poupa o seu organismo de oxidar proteinas... ou seja não tem necessidade.

A necessidade proteica para atletas de endurance atualmente esta na literatura entre 1 a 2 gramas de proteina por kg por dia ou seja um cara de 70 kg deve ingerir entre 70 a 140g de proteina por dia. Dependendo da intensidade e volume do treino, portanto acho que vc se enquadra mais ou menos no meio... 1,5g / kg por dia. Isso é bem importante pois em geral agente tem uma ingesta proteica menor... Portanto neste caso seria
importante tomar um suplemento proteico como Whey protein por exemplo.

A visão tem que ser um pouco mais macro, não vendo somente a suplementação prox. ao treino.

Agora entre os suplementos que vc colocou ai só pensando nos treinos faria:

Antes - Endurox e / ou malto
Durante - Malto
Depois - Endurox + BCAA

Abraços,

Fabio M. Pasetto

Tecnico Fabinho
FINDER FORUM

Mensagens : 127
Data de inscrição : 27/11/2007
Idade : 35

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SUPLEMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS PARA TRIATLETAS

Mensagem  Robinho em Sex Set 05, 2008 11:39 am

Boa Garoto !!!!!

Iniciei nessa quinta-feira a suplementação com o Endurox R4 da seguinte maneira :

Treino de Bike

Maltodextrina (35 à 40 min antes do treino) + Maltodextrina (Durante o treino, de 40 em 40 min. ) + Endurox R4 e 2 cápsulas de BCAA (Logo após o Treino)

Treino de Corrida

Maltodextrina (35 à 40 min antes do treino, dependendo de sua intensidade) + 2 cápsulas de BCAA (Logo após o Treino)

Confesso que após o nosso treino de Bike com intervalados, fiquei um pouco preocupado com o desgaste para o treino de corrida à noite (Intervalado 3 Km livre + 6 Km < 27 min )... Porém, consegui suportar a intensidade... Acredito que o a combinação Endurox + BCAA teve uma parcelinha, mesmo que pequena, nesse processo... Mas vou observar durante mais algum tempo ...

Abraços, afro

Robinho
FINDER FORUM

Mensagens : 89
Data de inscrição : 24/11/2007
Idade : 35
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SUPLEMENTAÇÃO E ACESSÓRIOS PARA TRIATLETAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:21 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum