Aumente sua eficiência na natação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aumente sua eficiência na natação

Mensagem  Tecnico Fabinho em Qui Set 18, 2008 10:59 am

Segue um texto bem interessante que publiquei esta semana no site:


Aumente sua eficiência na natação


Entre as três modalidades do triathlon, a natação requer a maior consideração técnica. De acordo com o triathleta Oscar Galindez, que antes da olimpíadas de Sidney fez um trabalho específico para melhorar a sua natação, a principal parte a ser aprimorada e melhorada no triathlon é a natação. Portanto enfatizaremos neste ensaio a importância da eficiência de seu nado.
Um nadador com uma técnica eficiente utiliza menos energia quando comparado a um nadador que tenta utilizar toda a sua força para se deslocar na água. De acordo com Romão (2002) o nadador Alexander Popov, a uma velocidade moderada, realiza 23/24 braçadas para nadar 50 metros (12 ciclos de braços), enquanto que um “bom nadador” executa, no mínimo, o dobro de braçadas que Popov nos mesmos 50 metros. Ainda segundo Romão (2002) vários investigadores estimaram que a eficiência dos nadadores de elite atingem um valor máximo de 9%, enquanto que nos atletas de elite (sprinters) é próxima dos 90%. Alves (1998) citado por Romão (2002) refere que a técnica de nado é, teoricamente, o fator que melhor explicará as variações inter-individuais de economia de nado, visto que a técnica consiste, num conjunto de procedimentos baseados na prática ou no exercício, que permitem alcançar, do modo mais racional e econômico possível, o objetivo do movimento.
Agora que pudemos ver que a eficiência da técnica realmente pode nos proporcionar um desenvolvimento real dentro da natação, vamos desenvolver meios para aprimorar esta eficiência. Baseando-se nas técnicas do treinador americano Lance Watson vamos descrever abaixo algumas dicas para melhorar a sua eficiência.
O objetivo de nadar rapidamente é maximizar a propulsão gerada pelos membros, enquanto minimiza a resistência criada pelo corpo na água. Portanto o triatleta deve estar atento a quatro fatores distintos na mecânica do crawl para otimizar seu nado:
- Posição do corpo e da cabeça
- Mecânica das pernas (que contribui para a propulsão, sustentação e estabilidade do nado)
- Mecânica dos braços (auxilia na propulsão)
- Respiração
Entretanto vamos nos ater neste ensaio somente a posição do corpo e posteriormente em outros ensaios detalharei outros tópicos. A posição ideal do corpo inclui posicionar a sua cabeça na linha da água, com os olhos voltados para a diagonal da piscina, nem para o fundo da piscina (vertical) e nem para frente (horizontal). O quadril e as pernas devem estar o mais próximo possível da superfície da água, com as pernas bem estendidas e relaxadas. Se sua cabeça, quadril e pernas estiverem alinhados e em sincronia você criará o mínimo de resistência. E menos resistência significa maior eficiência em seu nado.
Bom, a cada braçada você tem a possibilidade de readquirir a posição corporal perfeita. Faça a braçada com a posição da cabeça citada acima, com seus braços entrando na água bem alongados e as pernas unidas bem atrás de você, isto é sem desalinhar do quadril. Mantenha-se sempre na superfície, bem relaxado e sempre tenha a sensação que você esta sendo alongado e esta mais alto. Como se uma houvesse uma linha puxando sua cabeça e seus pés no sentido contrario, alongando o seu corpo.
Durante um de seus treinos inclua a série abaixo para melhorar a eficiência do seu nado.
Série:
- 4 x 50 m Crawl Ritmado: alongue bem os braços e pernas, mantenha seu corpo alongado e firme a cada braçada. Descanse 20 seg a cada 50 m
- 2 x 100 m Crawl Fraco (porem alongado) + 100 m Crawl Forte ou ritmado: Atente-se ao número de braçadas que você realiza quando realiza o crawl fraco (alongado) e tente-se aproximar do número de braçadas que você realiza quando a série é forte.


Concentre-se:

>O objetivo é fazer a puxada (fase submersa) alongando os braços.

>Mantenha o queixo nem “alto” nem “baixo”

>Mantenha o quadril “alto”

>Mantenha o corpo firme, forte e alongado

Tecnico Fabinho
FINDER FORUM

Mensagens : 127
Data de inscrição : 27/11/2007
Idade : 35

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum