Alimentação pré-treino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimentação pré-treino

Mensagem  BOMBOM em Sex Jan 09, 2009 10:13 am

Sem o café da manhã ideal, o corredor pode sofrer com a piora de desempenho, tonturas e até mesmo desmaios durante treinos ou competições. Saiba da importância de comer bem antes da corrida matinal


Por Fausto Fagioli

O café da manhã tem status de refeição mais importante do dia. Para o corredor, esse momento é ainda mais crucial, afinal treinos e competições são realizados, na maioria das vezes, no período da manhã. Se a alimentação não for feita de forma a suprir as necessidades de demanda de energia durante a prática do esporte, o desempenho pode ser prejudicado.

“O maior erro de quem vai praticar exercícios físicos pela manhã é achar que consegue correr sem se alimentar. Isso é muito grave, pois pode causar tonturas e até mesmo desmaios”, diz Patrícia Soares, nutricionista. A especialista dá dicas de como deve ser feita a refeição pré-corrida:

“Durante a manhã, a glicemia está baixa pelo longo período sem alimentação. Por isso o corredor deve ingerir alimentos que normalizem essa condição. O ideal é começar com frutas, que têm absorção rápida – , fazendo com que o açúcar entre logo no sangue. Depois, recomenda-se a ingestão de carboidratos e alimentos de baixa gordura, como pães, cereais, bolos e iogurte”, afirma.

Errar na escolha dos alimentos logo pela manhã pode prejudicar também o desempenho durante a corrida, como explica a treinadora Camila Tomaz. “A falta de carboidratos leva a perda de força durante a corrida, já que o corpo não tem da onde tirar os nutrientes necessários para se abastecer”, diz.

Maria Eugênia Silva, 45, dentista, corre há cinco anos e tinha problemas com a alimentação pré-treino. “Eu comia pouco e achava que estava bom, não tinha vontade de me alimentar logo pela manhã. Tomava um copo de leite, comia uma torrada e saia pra correr. Isso se refletia no meu desempenho. Me sentia cansada, fraca e lenta”, lembra.

“Só no começo deste ano é que comecei a perceber que deveria mudar isso. Procurei uma treinadora e uma nutricionista, que mostraram o que estava errado na minha alimentação. Hoje, tenho uma refeição equilibrada antes de correr. Tomo leite desnatado, como pão integral com queijo branco ou peito de peru e, por fim, alguma fruta”, diz a corredora, que completa: “Hoje me sinto muito melhor para correr. Minha velocidade melhorou e me sinto mais disposta e com mais força”.

O que evitar
Os alimentos gordurosos e pesados não são aconselhados. “O praticante de corrida deve evitar alimentos ricos em gordura. Aquela pizza da noite anterior pode parecer tentadora, mas quem praticar um esporte logo pela manhã deve resistir”, explica Patrícia.

Outros alimentos a serem evitados são os bolos confeitados e pesados, chocolates, leite e cafeína. “A gordura é de lenta digestão e, além disso, demora para se transformar em energia, e o desempenho será atrapalhado”, diz a nutricionista. A cafeína tem efeito diurético, e, se consumida em exagero, pode causar desidratação.

BOMBOM
FINDER FORUM

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/11/2007
Idade : 40

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum