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CUIDANDO DA BIKE

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Mensagem  TÉCNICO FERNANDO Sex Dez 07, 2007 3:29 pm

(( CUIDADOS ESSENCIAIS COM A SUA BICICLETA ))

Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente.

Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e relubrificar a corrente.

Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos.

Nunca usar óleo de cozinha (comestível ) na bicicleta: em hipótese alguma.

Não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente - é prejudicial.



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(( A Limpeza da Bike ))


1- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.

2 - Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.

3 - Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.

4 - Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.

5 - Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.

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(( A C a l i b r a g e m ))

Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante escritas na lateral de cada pneu.

1. Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.

2. Pneus muito cheios (muito duros) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.

3. Pneus muito baixos furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.

*** Quando o pneu furar

-Solte o cabo dos freios, solte os freios

-Solte a roda

-Coloque a corrente na menor engrenagem

-Tire a roda

-Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda. Cuidado para não -machucar a câmara de ar

-Cuidadosamente tire-a

-Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo

-Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local. Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola

-Coloque a cola

-Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente

-Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas e siga em frente.

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(( Cuidados na Troca de marchas))

O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano.Mas deve ser usado com critério.

Não se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita.

Assim você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.

- Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.

- Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.

- Nunca troque de marcha pedalando para trás.

- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.

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(( M a n u t e n ç ã o ))

PROCEDIMENTOS

Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos

Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes

Revisão do Movimento Central e da Direção

Alinhamento das Rodas

Revisão dos Pedais e Selim

Revisão dos Cubos e Blocagem


G R A X A

Roda Livre

Caixa de Centro

Eixo do Pedal

Caixa de Direção

Eixo do Cubo


Ó L E O


Caixa do Câmbio

Rodelas do Câmbio Traseiro

Corrente

Articulação do Câmbio Dianteiro

Articulação dos Freios

Cabos do Freio



REVISÃO

Corrente - Se estiver seca e fazendo ruídos, pingue óleo nas junções da corrente.

Rodas - Balance a roda no sentido lateral para constatar se não existem folgas e que está bem presa.

Pneus - Veja se não estão rasgados, ressecados, ou qualquer outro defeito. Verifique a pressão.

Selim - Verifique se está ajustado a sua altura, limpo e seco. Constate se está bem preso ,tanto no (forçando) sentido vertical quanto horizontal.

Freios - aperte firme os freios para sentir se estão funcionando em conjunto.

Guidão - coloque a roda dianteira entre suas pernas e force o guidão para direita / esquerda para ver se tem folga.

Sapatas - Confira o estado das sapatas de freio, o normal é se desgastarem uniformemente.

Olhe se não estão desgastados em demasia ou de maneira desigual ( a da esquerda está pegando mais no aro que o da direita , por exemplo.).

Se for o caso troque-as.

Câmbios - Teste os câmbios, sentindo se estão trabalhando macio e silenciosos e fáceis de encaixar.

Direção - Sinta se a direção não está dura de virar, presa ou fazendo barulho ao manobrar - pode estar apertada demais.

Espero que usem essas DICAS ...


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CUIDANDO DA BIKE Empty pedalar com a find

Mensagem  joelma Seg Dez 10, 2007 8:11 am

Muito legal Fernando esse texto sobre os cuidados com a bike...apesar de pedalar a bastante tempo, não sei todos os cuidados necessário...mas depois deste texto irei seguir a risca os cuidados com a jurema...minha bike. alien alien alien alien
joelma
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CUIDANDO DA BIKE Empty JUREMA

Mensagem  TÉCNICO FERNANDO Seg Dez 10, 2007 8:25 am

JOELMA, a sua JUREMA tá meio pesadinha ....

Faça ela fazer um REGIME, acerte a relação de suas marchas que vc vai andar mais rápido de bike ...

Abç ,

Very Happy TÉCNICO FERNANDO
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