CUIDANDO DA BIKE
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CUIDANDO DA BIKE
(( CUIDADOS ESSENCIAIS COM A SUA BICICLETA ))
Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente.
Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e relubrificar a corrente.
Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos.
Nunca usar óleo de cozinha (comestível ) na bicicleta: em hipótese alguma.
Não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente - é prejudicial.
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(( A Limpeza da Bike ))
1- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.
2 - Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.
3 - Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.
4 - Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.
5 - Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.
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(( A C a l i b r a g e m ))
Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante escritas na lateral de cada pneu.
1. Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.
2. Pneus muito cheios (muito duros) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.
3. Pneus muito baixos furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
*** Quando o pneu furar
-Solte o cabo dos freios, solte os freios
-Solte a roda
-Coloque a corrente na menor engrenagem
-Tire a roda
-Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda. Cuidado para não -machucar a câmara de ar
-Cuidadosamente tire-a
-Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo
-Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local. Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola
-Coloque a cola
-Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente
-Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas e siga em frente.
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(( Cuidados na Troca de marchas))
O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano.Mas deve ser usado com critério.
Não se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita.
Assim você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.
- Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.
- Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.
- Nunca troque de marcha pedalando para trás.
- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.
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(( M a n u t e n ç ã o ))
PROCEDIMENTOS
Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos
Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes
Revisão do Movimento Central e da Direção
Alinhamento das Rodas
Revisão dos Pedais e Selim
Revisão dos Cubos e Blocagem
G R A X A
Roda Livre
Caixa de Centro
Eixo do Pedal
Caixa de Direção
Eixo do Cubo
Ó L E O
Caixa do Câmbio
Rodelas do Câmbio Traseiro
Corrente
Articulação do Câmbio Dianteiro
Articulação dos Freios
Cabos do Freio
REVISÃO
Corrente - Se estiver seca e fazendo ruídos, pingue óleo nas junções da corrente.
Rodas - Balance a roda no sentido lateral para constatar se não existem folgas e que está bem presa.
Pneus - Veja se não estão rasgados, ressecados, ou qualquer outro defeito. Verifique a pressão.
Selim - Verifique se está ajustado a sua altura, limpo e seco. Constate se está bem preso ,tanto no (forçando) sentido vertical quanto horizontal.
Freios - aperte firme os freios para sentir se estão funcionando em conjunto.
Guidão - coloque a roda dianteira entre suas pernas e force o guidão para direita / esquerda para ver se tem folga.
Sapatas - Confira o estado das sapatas de freio, o normal é se desgastarem uniformemente.
Olhe se não estão desgastados em demasia ou de maneira desigual ( a da esquerda está pegando mais no aro que o da direita , por exemplo.).
Se for o caso troque-as.
Câmbios - Teste os câmbios, sentindo se estão trabalhando macio e silenciosos e fáceis de encaixar.
Direção - Sinta se a direção não está dura de virar, presa ou fazendo barulho ao manobrar - pode estar apertada demais.
Espero que usem essas DICAS ...
TÉCNICO FERNANDO
Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente.
Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e relubrificar a corrente.
Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos.
Nunca usar óleo de cozinha (comestível ) na bicicleta: em hipótese alguma.
Não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente - é prejudicial.
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(( A Limpeza da Bike ))
1- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.
2 - Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.
3 - Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.
4 - Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.
5 - Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.
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(( A C a l i b r a g e m ))
Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante escritas na lateral de cada pneu.
1. Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.
2. Pneus muito cheios (muito duros) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.
3. Pneus muito baixos furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
*** Quando o pneu furar
-Solte o cabo dos freios, solte os freios
-Solte a roda
-Coloque a corrente na menor engrenagem
-Tire a roda
-Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda. Cuidado para não -machucar a câmara de ar
-Cuidadosamente tire-a
-Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo
-Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local. Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola
-Coloque a cola
-Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente
-Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas e siga em frente.
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(( Cuidados na Troca de marchas))
O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano.Mas deve ser usado com critério.
Não se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita.
Assim você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.
- Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.
- Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.
- Nunca troque de marcha pedalando para trás.
- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.
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(( M a n u t e n ç ã o ))
PROCEDIMENTOS
Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos
Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes
Revisão do Movimento Central e da Direção
Alinhamento das Rodas
Revisão dos Pedais e Selim
Revisão dos Cubos e Blocagem
G R A X A
Roda Livre
Caixa de Centro
Eixo do Pedal
Caixa de Direção
Eixo do Cubo
Ó L E O
Caixa do Câmbio
Rodelas do Câmbio Traseiro
Corrente
Articulação do Câmbio Dianteiro
Articulação dos Freios
Cabos do Freio
REVISÃO
Corrente - Se estiver seca e fazendo ruídos, pingue óleo nas junções da corrente.
Rodas - Balance a roda no sentido lateral para constatar se não existem folgas e que está bem presa.
Pneus - Veja se não estão rasgados, ressecados, ou qualquer outro defeito. Verifique a pressão.
Selim - Verifique se está ajustado a sua altura, limpo e seco. Constate se está bem preso ,tanto no (forçando) sentido vertical quanto horizontal.
Freios - aperte firme os freios para sentir se estão funcionando em conjunto.
Guidão - coloque a roda dianteira entre suas pernas e force o guidão para direita / esquerda para ver se tem folga.
Sapatas - Confira o estado das sapatas de freio, o normal é se desgastarem uniformemente.
Olhe se não estão desgastados em demasia ou de maneira desigual ( a da esquerda está pegando mais no aro que o da direita , por exemplo.).
Se for o caso troque-as.
Câmbios - Teste os câmbios, sentindo se estão trabalhando macio e silenciosos e fáceis de encaixar.
Direção - Sinta se a direção não está dura de virar, presa ou fazendo barulho ao manobrar - pode estar apertada demais.
Espero que usem essas DICAS ...
TÉCNICO FERNANDO
pedalar com a find
Muito legal Fernando esse texto sobre os cuidados com a bike...apesar de pedalar a bastante tempo, não sei todos os cuidados necessário...mas depois deste texto irei seguir a risca os cuidados com a jurema...minha bike.
joelma- FINDER FORUM
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2007
JUREMA
JOELMA, a sua JUREMA tá meio pesadinha ....
Faça ela fazer um REGIME, acerte a relação de suas marchas que vc vai andar mais rápido de bike ...
Abç ,
TÉCNICO FERNANDO
Faça ela fazer um REGIME, acerte a relação de suas marchas que vc vai andar mais rápido de bike ...
Abç ,
TÉCNICO FERNANDO
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