PRINCIPAIS LESÕES NO CICLISMO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PRINCIPAIS LESÕES NO CICLISMO

Mensagem  TÉCNICO FERNANDO em Qua Jan 02, 2008 8:52 pm

Para a sorte de todos os que amam os esportes com bicicleta a boa notícia é que o ciclismo (e todas suas variações como mountain bike, BMX, cicloturismo etc) é um dos esportes com menor índice de lesões.

"O ciclismo chega a ser benéfico para as articulações do joelho, quando realizado de maneira correta", como ensina o Fisioterapeuta Wilson Germano, de Campinas (SP).

Entretanto, existem sim lesões que são típicas de praticantes de ciclismo, seja ele ciclismo indoor (Spining, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na grande maioria das vezes, as lesões ocorrem por estresse de treinamento (overtraining) em ciclistas de competição. Em ciclistas que pedalam por prazer, as lesões em geral aparecem em função do mau ajuste da bicicleta e/ou uso inadequado da bike.

"Em profissionais são comuns as tendinites de joelhos e no Tendão de Aquiles e também as dores na região lombar, no pescoço e dos músculos do trapézio (região lateral do pescoço, próximo aos ombros)", ensina Cássio Paiva, ciclista brasileiro que venceu a Volta de Portugal, em 1992.

"O ciclismo em bike estacionária é tido com a atividade de menor stress oferecido à articulação do joelho", garante Germano. Mas, ele também alerta que uma aula de ciclismo indoor mal dirigida e com o aluno pedalando uma bike mal ajustada para seu corpo, pode gerar casos de lesões gravíssimas, sobretudo no joelho do praticante.

Entre as principais causas de lesões em ciclistas, amadores ou profissionais, Germano aponta:

- Falta de conhecimento técnico da modalidade;
- Falta de equipamento específico para a prática do esporte;
- Falta de orientação de profisssionais capacitados e fundamentados para a prática do esporte.

Veja as principais lesões do ciclismo e a maneira de evitá-las:

QUEDAS A maior incidência de lesões no ciclismo é decorrente de quedas e acidentes com o ciclista. Observar as regras de segurança no trânsito, respeitar as leis, transitar com atenção e conduzir a bike de maneira a evitar acidentes preventivamente.

TENDINITES NOS JOELHOS Cerca de 56% do ciclo do pedal é feito pelo músculo Vasto Medial (a batatinha do joelho do ciclista). Uma pedalada com técnica errada ou pedalada com muita sobrecarga (subidas, pedaladas travadas) vai sobrecarregar esta musculatura e pode causar lesões. Escolha o tamanho de quadro correto para seu tamanho. Observe as regulagens e ajustes para seu corpo. Pedale em uma cadência entre 80-90 rpm no plano e 60-65 em subidas.
Não pedale em marchas muito pesadas para não sobrecarregar os joelhos.
Alongue-se antes e depois dos exercícios

LOMBALGIAS São as dores lombares, mais conhecidas como dores nas costas. Em geral é decorrente da posição mal ajustada do ciclista sobre a bike. O mais comum é a dor na região do músculo do quadrado lombar (fica entre a primeira vértebra lombar até a segunda vértebra sacal, conhecidas como L1 e S2). A escolha do tamanho do quadro e as regulagens corretas são o caminho das pedras para evitar as lombalgias.
Alongamentos, antes e depois do exercício, também são eficazes.
Pedale por um período de tempo que não cause dores nas costas. Vá aumentando este tempo gradativamente. Cada um tem o seu limite.
Massagem após treinos e provas dão bons resultados
Faça exercícios abdominais. Um abdomen tonificado é fundamental para a sustentação do corpo do ciclista sobre a bike.

ESTIRAMENTOS E CONTRATURAS Ocorre principalmente na panturrilha (batata da perna) e nos quadríceps, em geral por, overuse (tradução literal do inglês: excesso de uso). Alongue-se antes e depois dos exercícios.
Procure praticar musculação para promover o fortalecimento dos grupos musculares envolvidos na pedalada.
Evite pedaladas com muita força e também com alto giro (acima dos 120 rpm).
Procure descansar depois de treinos muito árduos e de competições. O descanso deve fazer parte de seu treinamento.
Aplique massagem após treinos e provas.

PARESTESIA PENIANA Nada mais é que a dormência e falta de sensibilidade na região entre as pernas, que vai apoiada no selim da bike. Nas mulheres ocorre a parestesia dos grandes lábios. O nervo pudendo quando submetido a uma compressão por longo período de tempo, passa a ter menor sinal de impulso nervoso, o que leva a perda de sensibilidade temporária. Não há relatos de perda de potência devido ao ciclismo. Cada um deve conhecer o limite de tempo que pode ficar sentado sobre a bike. Profissionais treinam até 9 horas por dia numa boa. Para iniciantes, apenas 20 minutos pode gerar incômodos.
Use bermuda de ciclismo com o forro feito de uma espuma de alta densidade, mesmo em aulas de ciclismo indoor.
Há no mercado algumas novas opções de selim. Procure adquirir um modelo vazado no centro que ajuda a aliviar a pressão na região do períneo.

FACITES PLANTARES É a sensação de queimação na planta do pé do ciclista. Ocorre devido ao atrito do pé com a parte interna da sapatilha/tênis. Procure usar sapatilhas próprias para ciclismo.
Evite usar calçados com sola muito mole.
Na pedalada, faça força sempre perpendicularmente ao eixo do pedal

URETRITE INESPECÍFICA É o ardor na hora de urinar Pedale apenas a quantidade de tempo que você suporta.
Use uma boa bermuda de ciclismo
Um selim vazado no centro vai ajudar bastante

MICROHEMATÚRIA É a aparição de pequenos flocos de sangue na urina Pedale apenas a quantidade de tempo que você suporta.
Use uma boa bermuda de ciclismo.
Um selim vazado no centro vai ajudar bastante.

Tratamento

Existem diversas maneiras de se tratar lesões, muitas delas nem mesmo utilizam medicamentos. A fisioterapia se encarrega de cuidar e recuperar a maioria das lesões. Às vezes, o simples afastamento do ciclista da atividade esportiva por um período de tempo, já é o suficiente para que a lesão desapareça.

O mais importante é estar atento ao sinais que nosso corpo nos envia. Ao menor sinal de dor muscular o atleta deve procurar a ajuda de um fisioterapeuta competente que saberá indicar o melhor tratamento. A visita a um médico ortopedista poderá ser necessária, mas na maioria dos casos, a fisioterapia já é o bastante.

Ciclismo indoor

O ciclismo indoor, praticado em bikes estacionárias, foi criado pelo sul-africano Johny G, ultra-ciclista que disputava provas do tipo Race Across America, que chega a ter mais de 5 mil quilômetros em oito dias de duração.

Em 1997, Johny G. criou o programa "Spining" de treinamento e patenteou o modelo de bike indoor juntamente com a marca norte-americana Schwinn, hoje líder nesse segmento.

Mais tarde, vieram outros programas de ciclismo indoor que utilizam as bicicletas criadas por Johny G. e receberam nomes variados como RPM, Precision Cycling, Cycling Reebok, Kaiser Powerpace e outros tantos. .

No Brasil, o fisioterapeuta Wilson Germano é o pioneiro na modalidade. Durante um bom tempo ele foi "Presenter" do programa Spining e ministrou cursos pelo Brasil afora. Em 1995 ele trouxe o programa Spinning ao Brasil. Em 2001, Germano desenvolveu um trabalho em conjunto com o ex-técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo Antonio Carlos Silvestre, que ficou conhecido como "Cycling Indoor".

Este programa leva em conta, prioritariamente, a segurança do aluno e a grande preocupação é evitar lesões. "Não adianta treinar o aluno se ele não tiver dominio e segurança daquilo que sera usado na sala de aula", explica Germano.

Hoje, o Brasil é o terceiro maior praticante de ciclismo indoor do mundo, só perdendo para os Estados Unidos e a Itália, respectivamente.

TÉCNICO FERNANDO
FINDER FORUM

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/11/2007
Idade : 46

Ver perfil do usuário http://www.findyourself.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

PRINCIPAIS LESÕES NO CICLISMO

Mensagem  Técnico Bruno em Sab Jan 05, 2008 6:25 pm

Ótimo texto - com informações importantes e precisas sobre a prática do ciclismo!!!!

muito enriquecedor

abraços atodos cheers

Técnico Bruno
FINDER FORUM

Mensagens : 20
Data de inscrição : 30/11/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum