corrida de aventura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

corrida de aventura

Mensagem  joelma em Seg Jan 14, 2008 9:12 pm

Corrida de aventura surgiu no início da década de 80 na Nova Zelândia

A origem da corrida de aventura remonta ao início da década de 80, na Nova Zelândia, com a criação da "Coast to Coast", prova que reunia corrida em montanha, canoagem e moutain bike em uma mesma competição.

Organizado pelo francês Gerard Fusil em 1989, o Raid Gauloises foi o primeiro grande evento internacional de corrida de aventura. A prova introduziu a obrigatoriedade de equipes mistas (com pelo menos um integrante do sexo oposto) na competição.

"A idéia é que a presença da mulher impede que seja uma competição simplesmente física, dá uma quebrada em termos de atritos dentro da equipe, dá um toque diferente para as equipes. Um time com quatro homens, com certeza, levaria vantagem física sobre os outros", explica Sérgio Zolino, um dos principais atletas de aventura do país e organizador do Caloi Adventure Camp.

O sucesso do Raid popularizou a corrida de aventura na Europa, especialmente na França, na Austrália e na Nova Zelândia. Depois de disputar duas edições da prova neozelandesa, o empresário norte-americano Mark Burnett resolveu levar a competição para os Estados Unidos, criando o Eco Challenge, que teve sua primeira edição em 1995.

A corrida de aventura chegou ao Brasil pelas mãos do empresário Alexandre Freitas. Em 1997, ele participou de uma prova na Nova Zelândia. Já no ano seguinte, passou a organizar a Expedição Mata Atlântica (EMA), primeiro evento do gênero no país.

alien alien alien alien alien alien alien alien alien alien alien alien alien

joelma
FINDER FORUM

Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum