FORUM FIND YOURSELF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Treinar por Tempo ou Distância?

Ir para baixo

Treinar por Tempo ou Distância? Empty Treinar por Tempo ou Distância?

Mensagem  Mayara Qua Abr 09, 2008 4:41 pm

Treinar por Tempo ou Distância?

Apesar de parecer que “dá tudo na mesma”, essa questão é bem complexa. Muitos atletas mantêm diários de treinamento e exibem com orgulho sua quilometragem semanal durante os seis meses. Entretanto, se fizermos uma comparação entre dois corredores de níveis bem diferentes de performance, então vamos ficar perplexos.

Imagine um corredor A, cujo melhor resultado nos 10km é 55 minutos e outro, corredor B, cujo melhor tempo nos 10km é 40minutos. Se ambos fazem toda semana um longão de 20km, a um ritmo lento (geralmente 1min por quilômetro mais lento do que o ritmo de 10km), então teremos as seguintes durações do longão de cada um:

Corredor A- 2h10min (6min30seg/km)

Corredor B- 1h40min (5min/km)

Em termos práticos, teremos uma diferença de 30minutos comparando a duração do longão de mesma distância para dois corredores com níveis distintos de desempenho. Será que isso é certo? Será o estímulo é o mesmo? Certamente que não! Agora, imagine que esses dois corredores cumpram uma tabela em que se propõe um volume semanal de 60km. Vamos estimar que o corredor A imprimirá um ritmo médio de 6min/km, enquanto o atleta B imprimirá um ritmo médio de 4min30seg/km. Aí, observem o seguinte:
Corredor A= 360 minutos ou 6 horas

Corredor B= 270 minutos ou 4 horas e trinta minutos.

Aí eu te pergunto: Quem treinou mais ? Enquanto o corredor A treinou cerca de 50 minutos diários, o corredor B treinou apenas 38 minutos por dia!

Portanto, amigo corredor, sugiro que reflita a respeito do dogma criado em torno do volume semanal. Por favor, não pense que estou dizendo que a distância semanal percorrida não é importante. Apenas quero explicar que o treinamento não deve se resumir a isso. Volume semanal não é receita de bolo e deve ser analisado com bastante critério, ok?


Renato Dutra
(fonte: www.webrun.com.br)


Bjosss
Professora Mayara
Mayara
Mayara
FINDER FORUM

Mensagens : 63
Data de inscrição : 24/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos