FORUM FIND YOURSELF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO EVITAR DORES NO CICLISMO

Ir para baixo

COMO EVITAR DORES NO CICLISMO Empty COMO EVITAR DORES NO CICLISMO

Mensagem  TÉCNICO FERNANDO Dom Dez 30, 2007 10:48 am

Se você costuma sentir problemas ligados à musculatura, saiba que exercícios priorizar para aliviar os sintomas e se manter bem

Regule o banco e varie a posição das mãos

Por ser um esporte que requer força, velocidade e intensidade de movimentos constantes, o ciclismo exige bastante dos músculos, principalmente quando os treinos e competições são parte da rotina. Então, é muito importante estar com a parte muscular em dia para garantir o bom rendimento na prática da atividade, sem se prejudicar por possíveis lesões. E, para melhorar os músculos, saber quais exercícios priorizar pode ser primordial.

José Maria Santarém, médico fisiatra, reumatologista e diretor do Instituto Biodelta de Musculação, explicou que o principal elemento para definir quais membros do corpo serão exigidos durante a prática do ciclismo é a altura do banco.

“Quanto mais alto o banco estiver, maior será o esforço empregado à panturrilha e à ponta dos pés”, disse. Isso significa que, para quem já tem propensão a sentir dores nessas áreas, além de alongar com muito cuidado, evitar elevar demais o banco é uma medida inteligente. Quem sente desconforto nos quadríceps e joelhos, deve ficar atento à contra-partida e evitar os bancos baixos demais.

“O ideal é manter o meio termo e deixar os bancos sempre em altura média, que corresponda à estatura de cada pessoa”, alertou o profissional, que deixou claro que tomar essa atitude, além de melhorar o ritmo na atividade, evita lesões. “Quanto menos condicionado o esportista estiver, mais sujeito à fadiga muscular e às câimbras, que podem levar a contraturas, ele estará”, finalizou José Maria Santarém.

Dores nas mãos?
Herbert Coelho, 32, administrador de empresas e ciclista há 15 anos, trocou a mountain bike pelo speed há cinco. O que ele queria era ganho de rendimento e ter a chance de realizar cicloviagens, mas acabou ganhando mais do que isso: dores nos punhos e pernas, sempre que pedala nas subidas. “Não consigo calcular uma distância para começar a sentir dores, mas elas sempre vêm quando passo a acelerar o ritmo, depois do aquecimento”.

Herbert sempre acreditou que o problema estivesse unicamente relacionado à postura, mas, apesar de as dicas de regulagem de banco e guidão confirmarem esta teoria, há outras versões para explicar este tipo de problema.

Kelly Stefani, ortopedista e especialista em medicina do esporte, explica que é comum, sim, sentir dores nos pulsos quando se pedala em pé. Isso porque a posição natural exigida dos braços – firmes e voltados para fora – costuma causar inflamações na parte lateral das mãos. “É um tipo de lesão bastante comum no ciclismo de estrada, que pode levar à fadiga muscular”, alertou a ortopedista.

Para evitar que aconteça, ela deixa algumas dicas valiosas, como utilizar luvas acolchoadas para evitar o atrito e variar a posição das mãos durante os treinos. “Como os treinos permitem mais liberdade, é possível segurar embaixo do guidão ou descansar as mãos no clipe, variando sempre”, sugeriu.

Quem pratica mountain bike, por exemplo, tem problemas relacionados mais ao impacto da modalidade do que á postura, mas também pode aproveitar os treinamentos para descansar a posição das mãos. “Este descanso vai prevenir o impacto e o atrito, além de garantir uma atividade duradoura”, ensinou Kelly Stefani.
TÉCNICO FERNANDO
TÉCNICO FERNANDO
FINDER FORUM

Mensagens : 173
Data de inscrição : 22/11/2007
Idade : 53

http://www.findyourself.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos